sexta-feira, 22 de junho de 2012

Take This PopCorn: "Sombras da Noite"



Sim, esse é o terceiro Take This PopCorn da semana, mas não vá se acostumando... este é o resultado de se assistir tantos filmes bons, em um prazo tão curto de tempo...
Hoje (22/06/2012) foi a estreia de "Sombras da  Noite"! E claro que assisti logo no primeiro horário.
Minhas expectativas eram baixas, os críticos não perdoaram Tim Burton, mas eu fui assistir ao filme com esperanças acima das críticas.
Me sinto mal por ter desconfiado do trabalho do meu diretor preferido por um segundo se quer,"Sombras da Noite" foi espetacular, mas também compreendo o lado da crítica.
Parece que Tim Burton resolveu fazer uma homenagem a todas as referências de sua carreira, sejam esses trabalhos próprios ou filmes que o inspiraram. Foi um "Fan Movie", para nós fãs de Burton,  Sombras da Noite foi mais um clássico "Burtoniano" com a assinatura do diretor.

1972?

Barnabas Collins (Johnny Depp) é amaldiçoado e preso pela bruxa Angelique (Eva Green) e depois de quase 200 anos acaba libertado acidentalmente, retornando à sua família em plenos anos 70.       
A família Collins que antes vivia a riqueza e o glamour, agora vive sob a poeira da sua mansão, e a decadência dos negócios, e Barnabas aparece para reerguê-los.

He is Returning...
  
Sombras da noite é a marca do retorno de Tim Burton com seu estilo gótico, vitoriano e humor sombrio. 
É incrível ver marcas de "Os fantasma se divertem" na relação da família com Barnabas, e de "A Noiva Cadáver" na relação de Barnabas com Victoria. Tudo retoma ao estilo que  parecia perdido.

O elenco e a hitória de Collinsport

Mas  não só de Diretor vive um filme, o elenco de Sombras da noite é simplesmente incrível.
É engraçado ler uma entrevista em que Michelle Pfeiffer diz que ligou para Tim Burton só para conseguir a personagem, e Tim logo em seguida diz "Antes disso ela não me ligou nem para dizer Oi".
Podem- se ter passado 20 anos desde Batman, mas a sintonia de  Pfeiffer e Burton não se perdeu. Aliás todos os atores parecem estar perfeitamente familiarizados e sintonizados com o mundo do diretor, mesmo trabalhando pela primeira vez com ele.
Mesmo sendo  seu oitavo trabalho com Burton, Johnny Depp vem inovando, misturando em Barnabas o romantismo  Britânico com o monstro que remete às clássicas histórias de vampiros.
Mas quem realmente rouba a cena, é Eva Green, no melhor estilo "Bruxa Sexy e Obsessiva", Eva traz uma Angelique louca, má, que nem em momentos de fraqueza demonstra piedade.
Outro destaque foi Chloë Grace Moretz, com sua personagem tipicamente setentista, uma adolescente Rock n' Roll, com suas gírias e conselhos que só quem viveu os anos 70 teria coragem de usar.
E por último Helena Bonham Carter, a psicóloga alcoólatra, Dra. Julia Hoffman,que não parecia de grande importância, mas evolui em cena, e nos rende um gancho GIGANTE para um provável segundo filme.
Aliás todo o final parece um emaranhado de fios que ainda não foram cortados, e dependem de mais um filme para ser concluído. Mas o que parecia ser um problema, não foi tão assustador, o roteiro de Sombras da Noite, que foi alvo dos críticos, não trouxe problemas monstruosos, este que foi feito as pressas e sofria mudanças durante as filmagens não me decepcionou, o grande problema que John August e Seth Grahame-Smith encontram é o de reunir as várias histórias que ocorrem em volta da principal, como se as Sub-tramas do filme ficassem fora de foco, nada prejudicial. Até porque Sombras da Noite é um jogo de piadas e tensão tão bom, que quase não dá tempo para reparar nesses detalhes.

Terror clássico...

As referências a filmes de vampiros antigos são várias, é simplesmente lindo ver Depp trazendo o drácula de Bela Lugosi em seus movimentos, ou as cenas que lembram o clássico "Nosferatu".
Não se deixem enganar pelo Trailler divertido e engraçado, Tim Burton abusou da tensão vampiresca, e se você ri em uma cena, logo em seguida se vê cercado pelo visual aterrorizante de um filme de vampiro, nada que renda sustos de filmes de terror, mas que mantém o visual clássico e vampiresco que o seriado "Dark Shadows" tanto prezava.

E é isso, 
Toda família tem seus demônios
Muito C8H10N4O2 para todos!




0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger
 

Copyright © Mug. Entreterimento