segunda-feira, 18 de junho de 2012

Take This PopCorn: Edward mãos de Tesoura



De 1990 Edward mãos de Tesoura é considerado até hoje a obra-prima do diretor Tim Burton e o filme preferido do ator Johnny Depp.
Todo esse favoritismo não é à toa. O diretor Tim Burton trabalha lindamente com a monotonia, sarcasmo e inocência em cena.

Um conto Burtoniano

Burton juntamente com Caroline Thompson criou a história de Edward, um conto sobre a neve.
Tudo começa quando um inventor (Vincent Price) cria um homem a partir de uma máquina de cortar, ele dá à sua criação amor e educação, mas morre antes de completá-la, e Edward (Johnny Depp) continua com as mãos de tesoura. 
Alguns anos mais tarde a revendedora de cosméticos Peg ( Dianne Wiest), encontra Edward na mansão abandonada e o leva para viver com ela e sua família. Na cidade Edward exibe seus talentos como jardineiro, criando esculturas de arbustos, e seu talento com as tesouras é tanto que acaba se tornando um incrível cabeleireiro. Mas o que realmente lhe importava era Kim (Winona Rider) filha de Peg, Edward sustentava um amor platônico  por ela, porém a moça já namorava o jovem agressivo, Jim (Anthonny Michael Hall).
A inocência de Edward o rende amor e ódio, enquanto alguns o amam outros o perseguem.

A vila tom pastel... 
Tim Burton nos presenteia com um dos cenários mais simples e irônicos do cinema, a vila simétrica em tom pastel contrasta com a verdadeira personalidade dos moradores, falsos moralistas capazes de amar e/ou julgar assim que conveniente. Edward que devia ser a "aberração" se torna o único personagem digno de respeito, perante a vila que se julga o alto da moral e bons costumes.

Poucas Palavras... 


O protagonista Edward diz apenas 169 palavras durante todo o filme , mas com o nível de atuação de Depp até mesmo estas 169 palavras se tornam desnecessárias , a expressão e o olhar de Edward já nos dizem o suficiente e torna tudo ainda mais inocente.
Uma das cenas mais bonitas do filme não contém diálogos, é apenas a junção de Edward fazendo um anjo de gelo enquanto Kim dança sob a neve formada por ele.

Poucas palavras e muitas músicas... 


A ideia inicial era de que Edward mãos de tesoura fosse um musical, a ideia caiu por terra porém a música continuou crucial na história.
A trilha sonora foi composta por Danny Elfman e é um caso a parte ,  é incrível como suas composições encaixam perfeitamente nas cenas, na verdade a trilha  é um elemento chave, é impossível imaginar as cenas sem trilha , seria como se o sentido do filme fosse perdido.

Tal diretor Tal personagem... 
 O próprio diretor Tim Buton diz que existe muito dele em Edward, um garoto inocente, diferente dos outros e de... cabelo bagunçado, então além de assistir uma de suas obras-primas ainda se conhece um pouco do diretor.


E é isso Muito C8H10N4O2 para todos!

0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger
 

Copyright © Mug. Entreterimento