Filme de 2000, com várias indicações ao Oscar e Globo de Ouro, incluindo melhor filme. O roteiro brilhante de Robert Nelson Jacobs nos apresentada uma tradicional vila, rigidamente controlada pelo seu prefeito, que age diretamente na vida de cada morador mantendo a ordem e a tradição. Mas toda essa ordem se vê ameaçada com a chegada de Vianne (Juliette Binoche) e sua filha, que em pleno período de quaresma abre uma "Chocolaterie", tirando a paz da pacata vila com seus bombons e sua cultura diferente. O choque cultural fica ainda mais forte quando Vianne acaba se envolvendo com o cigano Roux (Johnny Depp), que chegara com seu povo às margens do Rio da Vila.
Vianne precisa vencer preconceitos religiosos e culturais, em uma vila "tradicionalmente Hipócrita", incapaz de aceitar o diferente.
O diretor sueco Lasse Hallström, fez um trabalho lindo com as câmeras, e soube escolher bem a indicada ao Oscar, trilha sonora, que conta até mesmo com Johnny Depp. As músicas dão à história um ritmo que faz a experiência de assistir o filme ainda mais empolgante, mesmo com sua simplicidade, que conta apenas com boas atuações, bom roteiro e um cenário tipicamente francês.
Aliás, boas atuações é o que não falta, o elenco indicado ao prêmio SAG, faz um ótimo trabalho, não deixando a protagonista Juliette Binoche roubar a cena.
Mesmo se passando nos anos 50, Chocolate apresenta problemas contemporâneos e com uma história cheia de ensinamentos, busca passar a ideia de igualdade.
E é isso...
"Tudo que você realmente precisa, é amor e um pouco de chocolate."
Muito C7H
0 comentários:
Postar um comentário