Apresentarei a vocês 2 filmes e uma série que existem para tirar a visão "brilhante" dos vampiros hoje em dia.
"Entrevista com o Vampiro"
Nada melhor do que começar com o clássico de 1994 que me fez fã dessas criaturas. Entrevista com o Vampiro conta com um roteiro incrível que consegue naturalizar os Vampiros. Tudo começa com uma entrevista, onde Louis (Brad Pitt) conta sua vida, desde o dia que foi transformado. O filme nos apresenta os "Verdadeiros Vampiros", aqueles maus que se machucam com o sol, e necessitam de sangue humano, enquanto o protagonista, Louis, tenta fugir dessa natureza, Lestat (Tom Cruise) mostra o lado mais sanguinário dos vampiros.
"Sombras da Noite"
O recente filme de Tim Burton é baseado em uma novela americana, "Dark Shadows", que mudou o rumo das histórias de vampiros, que até 1966 eram vistos como os monstros a serem mortos pelos mocinhos. O filme tem muito da série, mostra o Vampiro Barnabas (Johnny Depp(Filme)/Jonathan Frid (Série original) ) ainda com o lado vampiresco sedento por sangue, mas com parte humana,que o leva a defender sua família, deixando o monstro para traz, e dando lugar ao vampiro charmoso e "bom moço".
"True Blood"
Com estreia no mesmo ano da "Febre Crepúsculo" e também baseada em livros, esse é o máximo que se pode comparar entre as histórias. True Blood traz várias mitologias em seus vampiros (e outras criaturas). A série apresenta o conceito de Dark Shadows, Drácula e Entrevista com Vampiro, onde os vampiros são bonitos (com algumas exceções) o que colabora com a alimentação deles (como a teoria de Entrevista com Vampiro) e misturam o "Humano" com o "Monstro", nenhum deles é completamente bom ou mau, todos têm dois lados que tentam controlar, alguns se deixam levar mais pelo lado Humano, outros pelo lado Monstro.
Os Vampiros de True Blood são sensíveis à prata, e morrem com uma estaca de madeira no coração, como nas clássicas histórias. Mas o que realmente chama a atenção na série, é que tudo se passa "agora", True Blood traz um mundo contemporâneo onde um sangue sintético ( o Tru Blood) foi criado pelos japoneses, e permitiu que os vampiros "Saíssem dos caixões", e tentassem se misturar com a humanidade, isso envolve política, religião e mídia, a série produzida por Alan Ball, é uma mistura perfeita de mitologia e realidade, com direito a vampiros, metamorfos, lobisomens, fadas, Mênades, "Brujos" entre outros...
0 comentários:
Postar um comentário