sexta-feira, 13 de julho de 2012

Sexta-Feira 13, que tal deixar o Jason de lado?!

Há exatos 4 meses atrás publiquei um especial sexta feira treze sobre "The Walking Dead", dizem que os zumbis são os novos vampiros, mas eu acho que há espaço para ambos nas histórias de terror, portanto o especial de hoje é sobre "Vampiros", as clássicas criaturas que se alimentam de sangue humano e deram origem a muitas lendas.
Apresentarei a vocês 2 filmes e uma série que existem para tirar a visão "brilhante" dos vampiros hoje em dia.
"Entrevista com o Vampiro"
Nada melhor do que começar com o clássico de 1994 que me fez fã dessas criaturas. Entrevista com o Vampiro conta com um roteiro incrível que consegue naturalizar os Vampiros. Tudo começa com uma entrevista, onde Louis (Brad Pitt) conta sua vida, desde o dia que foi transformado. O filme nos apresenta os "Verdadeiros Vampiros", aqueles maus que se machucam com o sol, e necessitam de sangue humano, enquanto  o protagonista, Louis, tenta fugir dessa natureza, Lestat (Tom Cruise) mostra o lado mais sanguinário dos vampiros.

"Sombras da Noite"
O recente filme de Tim Burton é baseado em uma novela americana, "Dark Shadows", que mudou o rumo das histórias de vampiros, que até 1966 eram vistos como os monstros a serem mortos pelos mocinhos. O filme tem muito da série, mostra o Vampiro Barnabas (Johnny Depp(Filme)/Jonathan Frid (Série original)  ) ainda com o lado vampiresco sedento por sangue, mas com parte humana,que o leva a defender sua família, deixando o monstro para traz, e dando lugar ao vampiro charmoso e "bom moço".

"True Blood"


Com estreia no mesmo ano da "Febre Crepúsculo" e também baseada em livros, esse é o máximo que se pode comparar entre as histórias. True Blood traz várias mitologias em seus vampiros (e outras criaturas).  A série  apresenta o conceito de Dark Shadows, Drácula e Entrevista com Vampiro, onde os vampiros são bonitos (com algumas exceções) o que colabora com a alimentação deles (como a teoria de Entrevista com Vampiro) e misturam o "Humano" com o "Monstro", nenhum deles é completamente bom ou mau, todos têm dois lados que tentam controlar, alguns se deixam levar mais pelo lado Humano, outros pelo lado Monstro.
Os Vampiros de True Blood são sensíveis à prata, e morrem com uma estaca de madeira no coração, como nas clássicas histórias. Mas o que realmente chama a atenção na série, é que tudo se passa "agora", True Blood traz um mundo contemporâneo onde um sangue sintético ( o Tru Blood) foi criado pelos japoneses, e permitiu que os vampiros "Saíssem dos caixões", e tentassem se misturar com a humanidade, isso envolve política, religião e mídia, a série produzida por Alan Ball, é uma mistura perfeita de mitologia e realidade, com direito a vampiros, metamorfos, lobisomens, fadas, Mênades, "Brujos" entre outros...

0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger
 

Copyright © Mug. Entreterimento