Mas na verdade isso é mais profundo e mais antigo que a série, tudo começa em 22 de maio de 1859 com o nascimento de Sir Arthur Conan Doyle, o homem que, se existe essa coisa de destino, estava destinado a eternizar um nome: "Sherlock Holmes", o maior detetive (fictício?) de todos os tempos.
Quem diria que tudo começou com um professor de Conan que sabia o que uma pessoa havia feito só olhando para suas roupas, e essa foi a inspiração de Conan Doyle para as histórias de maior sucesso de sua vida.
Um pouco dos livros:
"Um estudo em vermelho" ("A study in Scarlet") é a primeira história publicada tanto na vida real, quanto nos livros, já que todos os contos são escritos e publicados por Watson o ex-soldado companheiro de casa, amizade e casos de Sherlock, nesse primeiro livro a personalidade anti-social, a inteligência e o ego acima da média de Sherlock já são mostradas, e é uma leitura obrigatória antes dos contos, porque é em "Um estudo em vermelho" que você conhece o grande detetive consultor.
A maioria das histórias de Sherlock são em contos, o que deixa a leitura mais interessante, já que não demorará muito até você conhecer o desfecho do caso. O que não tira a qualidade dos romances, destaco "O cão dos Baskerville" ("The hound of Baskerville") que depois do "Estudo em vermelho" é a história mais conhecida e o meu romance preferido.
Entre os contos, os mais conhecidos estão no livro "As aventuras de Sherlock Holmes" ("The adventuries of Sherlock Holmes") sendo logo o primeiro "Escândalo na Boêmia" ("A Scandal in Bohemia") um dos mais famosos, nele está Irene Adler, a única mulher que consegue enganar Holmes.
O filme:
Devo confessar que virei REALMENTE fã de Sherlock Holmes, após assistir o filme com Robert Downey Jr., ele não é baseado diretamente nos livros, tem-se um roteiro original que usa as características das histórias de Doyle, gosto principalmente do segundo filme,porque é nele que aparece o maior vilão da história de Sherlock, o Professor Moriarty, e apesar do roteiro original as referências aos livros são várias. Sem falar da atuação de Downey Jr. e Jude Law como protagonistas que supera expectativas.
A série:
"Sherlock" é a aposta da BBC, já tem 2 temporadas tendo apenas 3 episódios cada, sendo esses roteirizados por Steven Moffat e Mark Gatiss.
A série é uma versão contemporânea de Sherlock Holmes, se diferenciando de qualquer versão já feita, e nem é preciso ser fã das histórias de Conan para entender e virar fã da série.
A história é magistralmente protagonizada pelos atores Benedict Cumberbatch, na minha humilde opinião um dos melhores Sherlocks da história (não só na minha, Benedict ganhou em votação pela internet na Grã-Bretanha como o melhor Sherlock de todos os tempos) e pelo vencedor do BAFTA Martin Freeman que interpreta um Jhon Watson engraçado e pronto para a ação, os dois formam uma dupla perfeita, assim como nos livros.
Seja através dos livros, séries ou filmes, você será levado à uma aventura pelas ruas de Londres cheias de mistérios, ação, aventura, e tem até como dar boas risadas com o Egocentrismo (merecido) de Sherlock Holmes.
Vale a pena "Acreditar em Sherlock Holmes"
0 comentários:
Postar um comentário